sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sistema Operacional Linux Educacional



O Linux Educacional é uma solução de software que colabora para o atendimento dos propósitos do ProInfo de forma a favorecer ao usuário final no que se refere ao uso e a acessibilidade da mesma, bem como ao responsável pelo laboratório no que se refere a manutenção e atualização da solução.
A versão 3.0 do Linux Educacional, foi baseada em uma distribuição GNU/Linux chamada Kubuntu, com uma identidade visual simples e atrativa, aplicativos educacionais personalizados, ferramentas de acesso e busca dos conteúdos educacionais, repositório Debian de conteúdos educacionais mantido pelo MEC e ferramentas de produtividade.
O Linux Educacional tem como objetivo facilitar a utilização de software livre em ambientes de informática voltados para a educação, proporcionando aos técnicos, professores e alunos uma maior liberdade de personalização do ambiente.
Foi lançada a versão 4.0 do Linux Educacional, com novos recursos de interface e diversos aplicativos novos, essa versão foi desenvolvida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o apoio dos técnicos dos Núcleos de Tecnologia Educacional. Ela já está disponível em todas as escolas públicas brasileiras através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo).
http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=11809207
O Linux é um sistema operacional, ou seja, ele é responsável pela interface homem máquina. Foi desenvolvido inicialmente por um estudante finlandês Linus Trovalds em 1991 baseado no sistema operacional Unix e hoje é mantido por comunidades internacionais de programadores, outros profissionais na área de informática, etc.
Já o Linux Educacional é uma compilação do Linux (distribuição debian) com foco em aplicação a laboratório de informática educacional (LIE) e escolas.
Em sua versão 1.0 traz como interface gráfica o KDE 3.5, além de softwares educacionais vem também com aplicativos de uso geral como a suíte de escritório BrOffice.org 2.0, software para gravação de CD/DVD k3b 3.5.5, o browser Iceweasel 2.0.0.3 entre outros.
Caso tenha interesse em testar esta distribuição o download poderá ser feito no site http://webeduc.mec.gov.br, box do Proinfo. 

Características

O Linux Educacional se encontra na versão 4.0, usa o ambiente gráfico KDE. Esta nova versão do Linux Educacional está baseada no ubuntu 10.04 e traz mudanças na interface do sistema. O usuário pode testar o Linux Educacional sem precisar instalar no computador. Isto é importante, pois o novo usuário pode conhecer este Sistema Operacional sem afetar o seu computador.

A versão 4.0 apresenta três opções de uso de acordo com as necessidades das escolas. As opções são :
  • Pessoal : a instalação é destinada para máquinas de uso pessoal.
  • Desktop : destina-se para as escolas com equipamentos individuais. Homologado para os pregões 38/2006 e 45/2007.
  • Multiterminal : destina-se para as escolas com equipamentos multiterminais. Homologado para os pregões 68/2009, 83/2008 e 71/2010.
Para a realização de download deste sistema operacional, vá em Ligações Externas. Clique em Linux Educacional 4.0. O site apresenta as três versões para download, inclusive com o Manual do LE 4.0 e o Tutorial de Instalação do LE 4.0.
O Linux Educacional vem com um programa denominado Wine. Este programa permite ao usuário utilizar programas que funcionam no Sistema Operacional Windows.
O Linux Educacional apresenta o BrOffice instalado (versão 3.2). Nele estão instalados o Impress, o Base, Draw, o Calc e o Writer.
Na parte da Internet, temos os navegadores Firefox e o Konqueror. Temos inclusive o Messenger para Linux (aMSN).
Para visualizar arquivos em.pdf, o Linux Educacional apresenta o Okular.
Na parte de Gráficos, encontramos o GIMP, Inkscape, Muan, PDF Editor, Kolourpaint, DigiKam, Ksnapshot e Gwenview.
Na parte de multimídia encontramos:
  • Editor de Audio Audacity
  • Editor de Vídeo Kdenlive,
  • Editor de Vídeo Avidemux,
  • Editor de Vídeo Kino,
  • Extrair DVD AcidRip DVD Ripper,
  • Mixagem de Som Kmix,
  • Multimedia Converter,
  • Gravação de CD/DVD K3b,
  • Reprodutor Áudio Amarok,
  • Reprodutor Multimídia VLC Media Player,
  • Webcam XawTV
O Linux Educacional é voltado, principalmente, para escolas, embora possa ser utilizado em computadores domésticos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux_Educacional



Sistema Operacional Windows 7


O Windows 7, ou Windows Seven, é o mais novo sistema operacional da Microsoft (Para quem não sabe Sistema Operacional é um programa básico que controla todo o computador, em outras palavras sem um sistema operacional o computador é um monte de materiais eletrônicos sem utilidade), que veio substituir o Windows Vista e conta com várias surpresas, começando pelos requisitos básicos que são menores que os do seu predecessor, fato inédito até então na família Windows.

Requisitos de sistema:
  • Processador de 1 gigahertz (GHz) ou superior de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64).
  • 1 gigabyte (GB) de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits).
  • 16 GB de espaço em disco disponível (32 bits) ou 20 GB (64 bits).
  • Placa de vídeo de 128MB compatível com DirectX 9 e com driver WDDM 1.0 ou superior.
Versões do Windows 7:
  • Windows 7 Starter Edition
  • Windows 7 Home Basic
  • Windows 7 Home Premium
  • Windows 7 Professional
  • Windows 7 Enterprise
  • Windows 7 Ultimate
 Leia mais em: http://www.infoescola.com/informatica/windows-7/

Componentes do computador





Os componetes do computador estão dividos em:

Hardware: todo o equipamento, suas peças, isto é, tudo o que "pode ser tocado". Alguns equipamentos como monitor, teclado e mouse são também chamados de periféricos. Outros exemplos de hardware: memórias, processadores, gabinetes, disco rígido, etc.

Software: consiste na parte que "não se pode tocar", ou seja, toda a parte virtual, onde estão incluídos as aplicações, os programas e o sistema operacional.

 Processador

O processador, basicamente, é o "cérebro" do computador. Praticamente tudo passa por ele, já que é o processador o responsável por executar todas as instruções existentes. Quanto mais rápido for o processador, mais rápido as instruções serão executadas.
Todo processador deve ter um cooler (ou algum outro sistema de controle de temperatura). Essa peça (que lembra um ventilador) é a responsável por manter a temperatura do processador em níveis aceitáveis. Quanto menor for a temperatura, maior será a vida útil do processador.

 











Memória RAM e ROM

RAM significa Random Access Memory (memória de acesso randômico). Nela, os dados se perdem quando o computador é desligado. Os módulos de memória, também conhecidos como "pentes de memória", são os responsáveis pelo armazenamento dos dados e instruções que o processador precisa para executar suas tarefas. Esses dados são fornecidos pelo usuário e/ou tirados do HD (Hard Disk- Disco Rígido). Existe também uma categoria chamada memória ROM, que armazena permanentemente os dados.

 










Disco Rígido

O Disco Rígido, cujo nome em inglês é Hard Disk (HD), serve para armazenar dados permanentemente ou até estes serem removidos. Fisicamente, os HDs são constituídos por discos. Estes são divididos em trilhas e estas são formadas por setores. Os HDs podem armazenar até centenas de gigabytes. A velocidade de acesso às informações dos discos dependem da velocidade em que estes giram. Os padrões mais comuns são de 5.400 rpm (rotações por minuto), 7.200 rpm e 10.000 rpm.
Para serem usados pelo computador, os HDs precisam de uma interface de controle. As existentes são a IDE (Intergrated Drive Electronics), SCSI (Small Computer System Interface) e SATA (Serial ATA). Um pequeno detalhe: os HDs também podem ser chamados de "Winchester", porém esta é uma antiga denominação.











Placa-mãe
Essa peça também pode ser interpretada como a "espinha dorsal" do computador, afinal, é ela que interliga todos os dispositivos do equipamento. Para isso, a placa-mãe (ou, em inglês, motherboard) possui vários tipos de conectores. O processador é instalado em seu socket, o HD é ligado nas portas IDE ou SATA, a placa de vídeo pode ser conectada nos slots AGP 8x ou PCI-Express 16x e as outras placas (placa de som, placa de rede, etc) podem ser encaixadas nos slots PCI ou, mais recentemente, em entradas PCI Express (essa tecnologia não serve apenas para conectar placas de vídeo). Ainda há o conector da fonte, os encaixes das memórias, enfim.
A imagem abaixo mostra um exemplo de placa-mãe. Em A ficam os conectores para o mouse, para o teclado, para o áudio, etc. Em B, o slot onde o processador deve ser encaixado. Em C ficam os slots onde os pentes de memória são inseridos. D mostra um conector IDE. Em E é possível ser os conectores SATA. Por fim, F mostra os slots de expansão (onde pode-se adicionar placas de som, placas de rede, entre outros), com destaque para o slot PCI Express 16x (azul) para o encaixe da placa de vídeo.
  















Placa de vídeo
Eis outra placa importante em um computador. Cabe à placa de vídeo gerar tudo o que vai aparecer em seu monitor, como imagens de jogos e de aplicações, efeitos, etc. Hoje, tem-se uma imensa variedade de placas, porém, as marcas mais conhecidas desse segmento são a ATI e a NVIDIA, duas fortes concorrentes. Na verdade, ambas produzem o chip gráfico (uma espécie de processador responsável pela geração de imagens, principalmente em aplicações 3D).











Drives de Disquete e CD-ROM/DVD

Os drives de disquete são itens cada vez mais em desuso, tanto que já é comum encontrar PCs que não utilizam esse dispositivo. O disquete consiste em uma espécie de capa quadrada que protege um disco magnético que suporta até 1,44 MB. Por oferecerem pouco espaço para armazenamento de dados e por darem muitos problemas (qualquer campo magnético é capaz de desorganizar as informações gravadas), esses discos estão perdendo sua utilidade.
O drive de CD-ROM/DVD é, basicamente, o dispositivo que lê CDs e/ou DVDs. Hoje é comum ter aparelhos leitores de CDs/DVDs que também fazem gravação de dados. A seguir, uma lista dos diferentes tipos de drives de disco existentes:
CD-ROM: serve apenas para ler CDs.
CD-RW (gravador): serve para ler e gravar CD-Rs e CD-RWs. 
CD-RW + DVD (combo): serve como leitor de CD-ROM e de DVD, além de gravador de CDs;
DVD-RW (gravador): esse drive é um dos mais completos, pois lê e gravas CDs, assim como lê e grava DVDs.

 







Placas adicionais
Também chamadas de placas de expansão, neste grupo, estão as placas que adicionam funcionalidades ao computador: placas de som, placas de rede, placa de captura de vídeo, etc. As placas de expansão atuais são encaixáveis em slots PCI e em slots PCI Express.

Monitor

Esse é um item de extrema importância. Semelhante a uma TV, é responsável por transmitir informações visuais.
  












Gabinete

O gabinete é uma caixa metálica (e/ou com elementos de plástico) vertical ou horizontal, que guarda todos os componentes do computador (placas, HD, processador, etc).  É o chamado case modding.
No gabinete, fica localizada também a fonte de alimentação, que serve para converter corrente alternada em corrente contínua para alimentar os componentes do computador. Assim, a placa-mãe, os drives, o HD e o cooler, devem ser ligados à fonte. As placas conectadas nos slots da placa-mãe recebem energia por ela, de modo que dificilmente precisam de um alimentador exclusivo. 




Periféricos gerais

O teclado serve para a digitação, porém, ele também pode ser usado em jogos e em combinações de teclas para acesso rápido a determinados aplicativos.
O mouse é um dispositivo que servepara guiar uma seta (cursor) na tela do computador, também é um item  essencial. Existem, basicamente, dois tipos de mouse: o de "bolinha", que usa uma esfera para movimentar o cursor; e o mouse óptico, que faz a movimentação da seta através de laser, dando, inclusive, mais precisão ao movimento. Dê preferência a este último.
Com o lançamento de jogos cada vez mais realistas e o aumento no uso do computador para aplicações multimídia, hoje, vale a pena adquirir caixas de som de qualidade, que fazem uso de 5 ou mais canais de áudio.
 















 Impressora

Uma impressora ou dispositivo de impressão é um periférico que, quando conectado a um computador ou a uma rede de computadores, tem a função de dispositivo de saída, imprimindo textos, gráficos ou qualquer outro resultado de uma aplicação.













Digitalizador

Digitalizador ou escâner (do inglês scanner) é um periférico de entrada responsável por digitalizar imagens, fotos e textos impressos para o computador, um processo inverso ao da impressora.